Camara pi 183

O voto consciente é um forte instrumento de mudança política e social

Hoje trazemos no "Quem é quem na política" alguns candidatos à Câmara Federal no pleito deste ano...

Por Lourdes Acosta em 25/09/2022 às 13:00:10

A realização das Eleições 2022 se aproxima. Faltam apenas sete dias para que o cidadão exerça esse importante instrumento de mudança política e social: o voto. Muitos eleitores, não acreditam ser possível mudar a história do país e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política brasileira. No entanto, as eleições determinam o futuro de cada cidade para os próximos quatro anos, por isso, é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade...

O voto determina a soberania popular

Já tivemos momentos em nossa história com restrições de direito e participação popular no processo de escolha - as mulheres não tinham direito de votar, o voto era definido pela renda (voto censitário – direito apenas dos ricos) e, ainda, controlado por coronéis (voto de cabresto). A partir da Constituição Federal de 1988, que diz em seu artigo 1°, parágrafo único que "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente", temos igualdade e liberdade para escolher. Então, é preciso entender que a República Federativa do Brasil constitui-se em um Estado democrático de direito. A democracia está na possibilidade do cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto.

Quem são eles

Nas últimas edições este Blog abriu espaço para alguns candidatos da Região, a fim de que nossos leitores conhecessem suas propostas. A série "Quem é quem na política" divulgou entrevistas com candidatos a deputado estadual. Agora, com a proximidade do dia das eleições (2 de outubro) onde mais 156 milhões de eleitores vão às urnas para escolher seus representantes, vamos mostrar alguns proponentes à Câmara Federal. São apenas 46 cadeiras reservadas ao Estado do Rio de Janeiro e eles somam 1.065 candidatos a deputado federal. Alguns são macaenses ou circulam pela cidade. Vamos conhecer cinco deles: Dr. Augusto César (Cidadania), Dr. Flávio Antunes (Cidadania), Lindbergh Faria (PT), Christino Áureo (PP) e Felipe Laterça (PP).

Dr. Augusto Cesar

É candidato pelo Cidadania, com o número 2322. Nasceu em Niterói e vive em Macaé desde sua infância, tem 59 anos de idade, casado, médico formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, com residência em ginecologia e obstetrícia. Ele diz: "Quero ser um elo do bem e erguer a voz em favor de leis que amparem os cidadãos que anseiam por justiça, trabalho, saúde e educação de qualidade. Sou ficha limpa, cristão católico. Sempre dedico parte do meu tempo à vida espiritual, onde atuei na renovação carismática católica e na Pastoral da Família. Com o mesmo amor que trato meus pacientes vou lutar por uma saúde pública humanizada, modernizada e eficiente, com atendimento gratuito à todos!".

Lindbergh Faria

Candidato do PT, com o número 1300. Nasceu em João Pessoa/PR e se estabeleceu no Rio de Janeiro, tem 53 anos, é casado e cursou Direito na Universidade de Brasília (UnB) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi presidente da UNE e líder do movimento estudantil dos caras-pintadas, que pedia o impeachment do então presidente, Fernando Collor de Mello. Começou sua carreira política partidária como deputado federal. Já foi prefeito de Nova Iguaçu, senador e atualmente, é vereador do município do Rio. Foi uma das mais firmes vozes do golpe contra Lula e Dilma. Em todos os seus mandatos lutou pela educação pública de qualidade, redução das desigualdades, inclusão e pelo desenvolvimento, sempre defendendo a soberania brasileira. "Quero retornar à Câmara Federal para lutar por todos nós e porque Lula sendo eleito, vai precisar de verdadeiros guerreiros no Congresso para reconstruir o Brasil e tirar o país do buraco em que está. A crise no Rio de Janeiro é ainda pior, com quase três milhões de pessoas passando fome, a maioria mulheres, negros e desempregados".

Dr. Flávio Antunes

O macaense, Flavio Antunes é candidato do Cidadania, com o número 2023. Tem 55 anos, é casado e médico/cirurgião, atuando há 30 anos. Como profissional tem se dedicado à ampliação da assistência aos pacientes oncológicos e ao fortalecimento dos hospitais filantrópicos. "Tenho trabalhado pela valorização e respeito aos profissionais da saúde em geral. Entendo que meus semelhantes têm o direito de ter uma vida digna, com educação e saúde de qualidade, independentemente de sua condição social ou econômica".

?

Christino Áureo

Macaense, 60 anos de idade, é do partido Progressistas, com o número 1155. É médico veterinário, administrador e político brasileiro. Foi secretário Estadual de Agricultura, entre 2001 e 2017. De janeiro de 2017 a abril de 2018, foi secretário estadual da Casa Civil e de Desenvolvimento Econômico. Eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, em 2018. Antes, foi deputado estadual por três mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Felício Laterça

Laterça é do partido progressistas (PP). Tem 55 anos de idade, natural de Campos dos Goytacazes. Servidor público por quase 30 anos, foi detetive de polícia civil e oficial de justiça, é delegado de polícia federal e está deputado federal, agora candidato à reeleição pelo estado do Rio de Janeiro. Vem pela coligação "Rio unido e mais forte". Ele diz que os desafios são muitos. "Mas, nós continuaremos trabalhando para fazer a diferença e mudar a realidade do nosso Estado e do Brasil! Nossa luta contra o mal não pode parar, porque política se faz com trabalho duro, honesto e com pessoas comprometidas", assegura. Durante a campanha o deputado Felício Laterça se comprometeu com os eleitores em defender os interesses dos idosos, lutar contra o abuso infantil, trabalhar em prol da disseminação da energia renovável e por uma segurança pública cada vez melhor e mais eficiente.

....................................

# A exemplo do TSE, o g1 lançou, na quarta-feira (14), uma ferramenta que pretende ajudar os eleitores brasileiros a escolherem em quem votar nas eleições 2022. Ela reúne candidatos de todos os estados do Brasil. O "Quem eu escolho?" traz os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de todos os candidatos a deputado estadual, federal, distrital, senador, governador e presidente. Na ferramenta é possível filtrar as pessoas por gênero, cor, ocupação, escolaridade e partido, além de filtrar por bandeiras que cada político defende, entre elas: ciência, combate às drogas, às desigualdades e à corrupção, cultura, direito das mulheres, economia, educação, esporte, habitação, meio ambiente, religião, saúde, segurança, transparência, entre outras. Veja em: https://especiaisg1.globo/politica/eleicoes/2022/quem-eu-escolho/brasil/presidente

# A Câmara de Vereadores de Macaé deverá fazer demissão em massa de 41 cargos comissionados ainda neste mês. A recomendação do Ministério Público/RJ é para que o Poder Legislativo cumpra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e reduza o excedente. O número de cargos efetivos é de 128 e o de comissionados é de 270, havendo, portanto, um número de comissionados desproporcional ao número de servidores efetivos. O documento requer, entre outras solicitações, que a Câmara promova a extinção, no prazo máximo de 30 dias, dos cargos em comissão, para cumprir o (TAC) assinado com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que determina um limite de 229 cargos.

_________________________

Lourdes Acosta

Jornalista - DRT/MTP 911 MA.

Macaé/RJ, 24/09/2022.

Zion
Luxhoki